Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Jovens debatem grandes nomes do autêntico Forró

domingo, 5 de junho de 2011

Jovens debatem grandes nomes do autêntico Forró

Os adolescentes dessa atual geração, vivem com uma constante renovação de  informações, principalmente na área de cultura. São cantores que estouram nas rádios, são expostos na televisão, e que subitamente, entram em decadência rumo ao anonimato.

E nessa troca decorrente, se precisa lembrar dos imutáveis, aqueles que batalharam por seus ideais, conceitos e bandeiras. Artistas que nunca deixaram de ser autênticos, das quais suas obras por maior tempo que passe, sempre são atuais.

Dessa forma, jovens na faixa de 14 à 16 anos, em um colégio tradicional de ensino médio da capital, promoveram internamente um debate, sobre a importância de artistas nordestinos como João do Vale, Catulo da Paixão Cearense e Luiz Gonzaga.

Alunos devidamente caracterizados

A professora e coordenadora do projeto, Sonique Mota, salienta a importância da discussão no âmbito da Língua Portuguesa: "Foi gratificante pra todos adentrar nas questões da Língua Portuguesa, seus fenômenos, história e etc. Foram dois dias incríveis. Destaque especial para o português falado no Maranhão. Através de análises concretas de termos que são tão peculiares nossos, os alunos puderam ter, sem dúvida uma aprendizagem mais significativa."

Foram citadas nas apresentações, a riqueza linguística que possui o Forró, de como era retratada, nas letras de João, Luiz e demais, o vocabulário do sertão nordestino, da população calejada, de pouco conhecimento gramatical, mas de enorme vivência e sabedoria. O outro lado da minoria também foi ressaltado, como as poesias rebuscadas de Catulo da Paixão Cearense.

Decoração produzida pelos alunos

Essa iniciativa, mostra a importância e riqueza que possui a cultura nordestina, que de tão ampla, passa de geração pra geração. Repassar esse conhecimento se mostra importante, para que as imortais personalidades, algumas ainda vivas, como Dominguinhos, ou recentemente falecidas como João do Vale, não sejam esquecidas, e que seu valor não seja perdido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.