Luciano Leitoa cobra mais investimentos em segurança em Timon
O deputado Luciano Leitoa (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia para cobrar mais investimentos na área de segurança pública, direcionados a cidade de Timon.
O parlamentar preocupado com o aumento da violência na cidade de Timon cobrou do governo do Estado, uma ação mais enérgica que inclua investimentos, aumento do efetivo de policiais e aumento do número de viaturas.
O deputado socialista citou alguns casos de violência recentes que vem ocorrendo com uma freqüência assustadora, arrastão em um bar do centro no ultimo domingo, assalto ao Banco do Brasil alguns dias atrás e alertou que o governo do Estado deve ter uma Política de Segurança mais especifica levando em conta a proximidade com a cidade de Teresina que é uma capital.
O deputado do PSB demonstrou que o aumento da violência é reflexo do aumento do número de usuários de crack e oxi combinado com a ausência de uma política de geração de renda, espaços de lazer, e a escassez de recursos para a área de Segurança Pública, em especial o 11º BPM que é responsável por policiar as cidades de Timon, Matões e Parnarama.
Luciano Leitoa disse que é um absurdo Timon possuir um policial para mais de 5 mil habitantes sendo que o recomendável pela Organização das Nações Unidas, para que o policiamento tenha um êxito maior é 1 policial para cada 250 habitantes, desse modo a cidade tem uma carência muito grande. O deputado disse que irá convidar os deputados piauienses a discutir a questão da Segurança Pública na Região.
Assembleia aprova homenagem ao ex-deputado Luciano Moreira
A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta quarta-feira (17/08), projeto de lei de autoria do deputado Jota Pinto (PR), que batiza a unidade da Praia Grande do "Viva Cidadão" com o nome do ex-deputado federal Luciano Moreira, morto em acidente de carro. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já havia aprovado em reunião o parecer favorável do deputado Tatá Milhomem (DEM) abrindo caminho para que o projeto fosse votado em plenário, sendo aprovado por unanimidade.
De acordo com Jota Pinto, o ex-deputado deixou um legado social para o Maranhão, concretizado através de projetos executados com maestria, a exemplo do Viva Cidadão, da Uniti (Universidade da Terceira Idade) e do PAI (Programa de Apoio ao Idoso), programas que fazia questão de acompanhar tudo de perto, segundo o parlamentar do PR. São ações, que segundo Jota Pinto, justificam a homenagem com a mudança do nome da unidade do Viva Cidadão da Praia Grande para deputado Luciano Moreira.
Agora o projeto vai ser votado em segundo turno e em seguida enviado à governadora Roseana Sarney (PMDB) para que sancione a proposta.
Bira anuncia que pedirá informações sobre obras do PAC Rio Anil
O deputado Bira do Pindaré (PT) anunciou, nesta quarta-feira (17), que encaminhará um pedido de informações aos secretários estaduais de Infraestrutura, Max Barros, e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes, acerca das obras do PAC Rio Anil.
Bira iniciou seu discurso elogiando os programas de desenvolvimento do governo da presidente Dilma Rousseff, principalmente o recente anuncio de criação de novos campus da UFMA em Balsas e de 8 oito novos IFMA´s pelo interior do Maranhão. O parlamentar ressaltou a importância de projetos como o “Minha casa, minha vida”, “Luz para todos”, “Bolsa família” e do PAC, para o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão.
No requerimento direcionado aos secretários, Bira pede informações sobre o cronograma das obras, sobre a disponibilidade de recursos financeiros, sobre a origem dos recursos financeiros a serem aplicados, sobre o valor do Orçamento e sobre os critérios de destinação dos apartamentos que estão sendo construídos na área do Rio Anil.
O petista recebeu denúncias, feitas por moradores da Liberdade, que os imóveis do programa estariam sendo destinados a pessoas que não têm direito a receber esses imóveis.
“Considero a obra do PAC do Rio Anil absolutamente prioritária, uma obra que se iniciou no Governo Jackson Lago, em 2009, que tem um alcance extraordinário do ponto de vista populacional, atende a uma área da cidade de São Luís que sempre foi discriminada, que são as áreas da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Ivar Saldanha, Alemanha, que uma vez construída vai cumprir um papel estratégico, inclusive na mobilidade humana em São Luís, já que vai abrir uma via fundamental para o fluxo de veículos e contribuirá, também, para diminuir os índices de criminalidade naquela região”, afirmou Bira do Pindaré.
Aprovada a concessão da medalha Manoel Bequimão a Dilma e Lula
Foram aprovados na sessão desta quarta-feira (17) da Assembleia Legislativa os Projetos de Decreto Legislativo 005 e 006/2011, de autoria do deputado Magno Bacelar (PV), que concede a medalha Manoel Bequimão, respectivamente, ao ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Roussef.
Ambos os projetos foram submetidos à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e receberam parecer favorável do relator, deputado Rubens Júnior (PC do B). A medalha Manoel Bequimão é a mais importante comenda do Poder Legislativo do Estado do Maranhão.
O ex-presidente Lula, atualmente, é coordenador do Instituto Cidadania, um centro de estudos, pesquisas, debates, publicações e formulação de propostas de políticas públicas, bem como de campanhas para mobilizar a sociedade civil rumo à conquista dos direitos de cidadania. Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com votação recorde de 50 milhões de votos.
A presidente Dilma Roussef é mineira, nascida em Belo Horizonte, economista e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Teve uma ativa militância política em resistência à Ditadura Militar. Assumiu a chefia do ministério das Minas e Energia durante o governo do ex-presidente Lula e, posteriormente, da Casa Civil. È a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e do Governo, em toda a história do Brasil.
Em 2009, Dilma Roussef foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes classificou-a como a 16º pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011 estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time.
O secretário Ricardo Murad já se colocou à disposição dos deputados para esclarecer todas as dúvidas quanto ao programa Saúde é Vida, na Assembleia Legislativa, a partir da última semana deste mês de agosto quando acontece a visita da presidenta Dilma Rousseff a São Luís, na ocasião ocorrerá a inauguração da UPA do Parque Vitória.
Nas últimas semanas, os deputados de oposição questionaram na tribuna sobre a entrega dos 72 hospitais prometidos pelo governo do Estado, bem como a situação do Hospital do Ipem.
“Não temos nenhuma dificuldade em informar os colegas deputados sobre a nossa gestão na Secretaria de Estado da Saúde, e é do nosso interesse que todos tenham conhecimento do grandioso trabalho que estamos realizando para elevar a qualidade da saúde prestada aos maranhenses, por meio do Programa Saúde é Vida”, declarou Ricardo Murad.
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa já encaminhou um convite ao secretário Ricardo Murad para que compareça à Casa no dia 13 de setembro.
*com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão e do Blog do Zeca Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.