Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal abre investigação sobre viagem de Lupi ao Maranhão

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Polícia Federal abre investigação sobre viagem de Lupi ao Maranhão

Carlos Lupi desembarcando do avião de uma ONG. Foto: Grajaú de Fato


A Polícia Federal vai investigar a viagem do ministro do Trabalho ao Maranhão. Há suspeitas de que o avião usado por Carlos Lupi tenha sido indicado pelo dono de ONGs que têm convênios com o Ministério, que também teria participado da viagem./

A investigação sobre a viagem do ministro Carlos Lupi, do PDT, ao Maranhão em 2009 foi determinada pelo ministro da Justiça.

Uma reportagem da revista Veja afirmou que o ministro cumpriu agenda oficial usando um avião privado que teria sido providenciado por Adair Meira, um dono de ONGs que tem contratos com o Ministério. Meira teria viajado com o ministro.

O ministro, em depoimento semana passada na Câmara, disse que não tem relação nenhuma com Adair Meira. “Eu não tenho nenhuma relação com o Seu Adair. Devo ter encontrado ele em algum lançamento público de convênio. Não sei onde ele mora, nunca andei em aeronave pessoal nem dele e nem de ninguém”.

Por telefone, o presidente da ONG Fundação Pró-Cerrado, Adair Meira, também negou que tenha viajado com Lupi, mas disse que conhece sim o ministro. E disse que Lupi, quando nega ter relação com ele, está sem memória ou equivocado. Meira confirma que viajou com o ministro, a convite do então assessor da pasta, Ezequiel Nascimento, e que indiciou a empresa que teria cedido a aeronave para a viagem.

O PDT disse que as viagens de avião feitas por Lupi dentro do estado foram organizadas pelo diretório regional do partido, e não por Adair Meira, mas não apresentou nenhuma comprovação.

“Toda a estrutura local foi viabilizada por lideranças e políticos do Maranhão, nenhum com vínculos de contratos empresariais com o Ministério ou com o Governo Federal”, afirmou o deputado Weverton Rocha (PDT-MA).

O PSDB decidiu entrar com uma representação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República com um pedido de afastamento do ministro do Trabalho. “É importante que não só se identifiquem aqueles que deram causa às irregularidades e aos desvios públicos, mas ao mesmo tempo que sejam punidos e que o dinheiro desviado possa ser devolvido aos cofres públicos”, disse o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do partido. A assessoria do ministro do Trabalho não se manifestou sobre a investigação da viagem ao Maranhão e nem sobre as declarações de Adair Meira. Carlos Lupi não foi encontrado para comentar o caso.

Confira em vídeo reportagem do Bom Dia Brasil sobre o caso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.