Representantes de uma tribo Tupinambá, na região nordeste do Brasil, anunciaram que vão processar o Grupo Bandeirantes de Comunicação em razão de reportagens consideradas tendenciosas exibidas em fevereiro pelo "Jornal da Band". As matérias tratam de uma disputa de território entre indígenas e fazendeiros no sul da Bahia.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o processo, de autoria da comunidade indígena Serra do Padeiro e do cacique Rosival Ferreira de Jesus, pede liminarmente um direito de resposta à comunidade Tupinambá. Segundo os denunciantes, as reportagens da Band tinham o intuito de "incitar o ódio e a violência da sociedade" contra os povos indígenas.
Ainda de acordo com os representantes da tribo, a Band usou termos "caluniosos" para responsabilizá-los por crimes como assassinato e invasão de fazendas. "O Grupo Bandeirantes parece desconhecer ou evitar conhecer o massacre dos Tupinambá ao longo da história, para difundir histórias inventadas: escondendo o verdadeiro conflito e massacre na região", consta na ação.
Procurada pela imprensa, a assessoria de comunicação da Band afirmou que ainda não foram notificados deste processo, e que a emissora não comenta ações judiciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.